manutencao-predial-e-preditiva-em-brasilia-df.jpg

Manutenção Predial

São ações realizadas periodicamente, de acordo com o tempo previsto no plano de manutenção predial.   

Alguns exemplos desse serviço são manutenção de elevadores, limpezas de caixa d’água, pinturas em fachadas, checagens nas redes elétricas, trocas de componentes que passaram da validade etc. 

A manutenção preventiva é fundamental para preservar – e até prolongar – a vida útil da edificação. Ela antecipa-se ao surgimento de problemas e minimiza o impacto estrutural e financeiro de possíveis falhas que poderiam dar sinais somente quando o problema estivesse muito grande. Além disso, a prevenção contribui para a valorização do edifício e a diminuição de risco de acidentes, interrupção de serviços e atividades corretivas emergenciais.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

O que é Manutenção Predial?

Como funciona a manutenção predial?

A manutenção predial envolve profissionais técnicos, síndicos e os usuários da edificação. Atualmente, um proprietário ou síndico pode contratar empresas que cuidam de toda a manutenção, oferecendo ou terceirizando os serviços da rotina definida no plano. Algumas construtoras, inclusive oferecem a manutenção predial como um serviço de pós-venda. 

Também existem casos de síndicos que assumem a coordenação do planejamento de manutenção predial, contratando empresas específicas para cada necessidade do cronograma ou emergência corretiva.  

Nesse processo, também é importante que os usuários do prédio tenham conhecimento dos manuais e procedimentos corretos de utilização dos equipamentos, instalações e áreas comuns, pois a preservação e o desgaste estão diretamente relacionado ao uso adequado.  

Conclusão

A manutenção predial é um conjunto de atividades de conservação e recuperação das funcionalidades de um prédio com o objetivo de trazer segurança aos usuários e, consequentemente, preservar a vida útil da edificação. Nela, são analisados e reparados sistemas elétricos, hidráulicos, de segurança e de climatização; extintores; elevadores; áreas comuns; fachada e outros componentes da infraestrutura.  

A manutenção preventiva acontece antes da falha, com base no tempo de uso. A corretiva acontece depois da falha. Já a preditiva também é feita antes que aconteça o problema, mas tem como base o desempenho ou estado do equipamento/instalação.

Os serviços de manutenção predial são semelhantes pois vão lidar sempre com as mesmas estruturas, equipamentos e instalações do prédio. O que vai diferenciar o tipo de manutenção é o momento e o desempenho do item em questão. Com ela, é possível reduzir gastos ao prevenir falhas ou identificar problemas logo no início.

Se o seu prédio precisa de orçamento para iniciar a manutenção predial ou consertar um problema identificado, é possível recorrer a empréstimos pontuais, evitando maiores danos. Faça uma solicitação de crédito para condomínio e mantenha um funcionamento seguro e de qualidade da edificação sem que fique perceptível o passar dos anos!

empresas-manutencao-predial-sp-03.jpg